quinta-feira, julho 13, 2017

Claro como a água

Ligado desde jovem por irresistível interesse e atracão, sempre me interessaram imenso as terapias de cura, de ajuda, de promoção do meu semelhante. Por essas guias filantrópicas e fraternas, sempre me guiei, e nos dias de hoje até virou um modismo este pensamento, o que não considero necessáriamente negativo, muito pelo contrário. No entanto devo partilhar o que para mim, sempre foi o pilar central de minha actuação, e atrevo-me mesmo a considerar uma regra ou recomendação universal. 

Evangelho (Mt 10,7-15): Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: «No vosso caminho, proclamai: O Reino dos Céus está próximo. Curai doentes, ressuscitai mortos, purificai leprosos, expulsai demónios. De graça recebestes, de graça deveis dar! Não leveis ouro, nem prata, nem dinheiro à cintura; nem sacola para o caminho, nem duas túnicas, nem sandálias, nem bastão, pois o trabalhador tem direito a seu sustento. Em qualquer cidade ou povoado em que entrardes, procurai saber quem ali é digno e permanecei com ele até a vossa partida. Ao entrardes na casa, saudai-a: se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; se ela não for digna, volte para vós a vossa paz. Se alguém não vos receber, nem escutar vossas palavras, saí daquela casa ou daquela cidade e sacudi a poeira dos vossos pés. Em verdade, vos digo: no dia do juízo, a terra de Sodoma e Gomorra receberá uma sentença menos dura do que aquela cidade».


3 comentários:

  1. Assim seja. E que tenhamos discernimento para ver qual a casa que nos recebeu abertamente sem interesses ocultos, nos escutou, e tudo nos deu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo, é recíproco. A casa que nos recebeu abertamente e sem interesses ocultos, foi a casa a quem nos dirigimos abertos e sem interesses ocultos. O oposto também é verdade. Saudações e Paz no coração.

      Eliminar
  2. A Verdade é a visão integral de Deus sobre as mais ínfimas acções do homem. A cada um as suas, e o sejam pela leitura de Deus.

    ResponderEliminar