quinta-feira, fevereiro 07, 2019

A maior praga da actualidade

Reflexão acerca dos eventos nocivos que estão acontecer no mundo, de forma simultânea um pouco por toda a parte. Mesmo mudando pessoas, nacionalidades, culturas, os eventos chocantes são hoje uma constante publicitada à velocidade do próprio desenrolar do acontecimento.

Porquê?... estudando em cada nação seus problemas, tentando entender as suas desarmonias sociais, as assimetrias a variados níveis e presentes em temas profundamente essenciais para que se reúnam as condições para que uma vida seja dignamente vivida, a reparar no tipo de eventos que se sucedem e que lhes antecede,...

verifico que todos os eventos traumáticos de terrorismo são antecedidos por movimentações militares e politicos de grande impacto, escândalos financeiros, revelações de crimes que lesam as pessoas mais vulneráveis e onde se confirmam entretanto conspirações e influencias tenebrosas que acabam saindo impunes apesar de suas responsabilidades.

uns tempos depois em ciclos que se alternam, surgem por todo o lado como cogumelos, manifestações de revolta, que podem ser insanos, terroristas e outras monstruosidades organizadas.

tento aglutinar estes fortíssimos pólos de oposta influencia e compostos de gentes com diferentes posturas, os governos e os sistemas do poder, as economias e as empresas multinacionais, os agentes de informação, os militares e as hierarquias até ao próprio cidadão comum por um outro lado, tentando unir este vasto leque de personagens procuro uma causa comum para tanta desgraça, tanta loucura, já que a causa para o bem já todos a conhecemos, o amor puro.

Só me ocorre o egoísmo... é o egoísmo nas suas múltiplas manifestações, encrostado nos seres humanos, desde a menor das escalas à maior que está a causar a ruína do mundo e de seus habitantes, humanos e não humanos...

É o egoísmo compulsivo que cada um manifesta em casa, no trabalho, na relação com o seu semelhante, socialmente, na luta cega pelo seu interesse e ambição sem olhar o bem comum, é o Apocalipse!

Hoje tenho a certeza... a maior doença da humanidade desde à muito, causadora do desaparecimento de prosperas civilizações no passado... o egoísmo, essa incapacidade de se avaliar as circunstancias com clareza de espírito, com sanidade.
Uma espécie perigosíssima e venenosa de autismo com relação ao que nos rodeia.

Com razão se poderia considerar, que vivemos num mundo manicómio, onde a natureza e tudo que a constitui vive em permanente ameaça pela presença e acção humana, até a própria existência do homem está seriamente ameaçada refém de sua acção, desorientada e destruidora.

Egoístas e loucos...

Sem comentários:

Enviar um comentário