quarta-feira, junho 15, 2011

Um dos mais belos trajes da alma


O médico conversa descontraído com o enfermeiro e o motorista da ambulância, quando uma senhora elegante chega, e de forma ríspida, pergunta:  

Vocês sabem onde está o médico do hospital?

Com tranquilidade, o médico responde: Boa tarde, senhora! Em que posso ser útil?

Impaciente, a mulher indaga: Será que o senhor é surdo? Não ouviu que estou procurando pelo médico?

Mantendo-se calmo, contesta ele: Senhora, o médico sou eu. Em que posso ajudá-la?

Como?! O senhor?!?! Com esta roupa?

Ah, senhora! Desculpe-me! Pensei que a senhora estivesse procurando um médico e não uma vestimenta...

Oh! Desculpe, doutor! Boa tarde! É que...vestido assim, o senhor nem parece um médico...

Veja bem as coisas como são...- diz o médico -... As vestes parecem não dizer muitas coisas mesmo... Quando a vi chegando, tão bem vestida, tão elegante, pensei que a senhora fosse sorrir educadamente para todos, e depois daria um simpatiquíssimo "Boa tarde!"

Como se vê, as roupas nem sempre dizem muito...

*   *  *

Um dos mais belos trajes da alma é, certamente, a educação.

Educação que, no exemplo em questão, significa cordialidade, polidez, trato adequado para com as pessoas.

São tantos ainda no mundo que não têm tacto algum no tratamento para com os outros!

Sofrem e fazem os outros sofrerem com isso.

Parece que vivem sempre à beira de um ataque de nervos, centrados apenas em si, em suas necessidades urgentes e mais nada.

O mundo gira ao seu redor e para lhes servir. Os outros parecem viver num mundo à parte, menos importante que o seu.

Esses tais modos vêm da infância, claro, em primeiro lugar. Dos exemplos recebidos da família em anos e anos de convivência.

Mas também precisam vir da compreensão do ser humano, entendendo todos como seus irmãos.

Não há escolhidos na face da Terra. Não há aqueles que são mais ou menos importantes. Fomos nós, em nossa pequenez de Espíritos imperfeitos, que criamos essas hierarquias absurdas, onde se chega ao cúmulo de julgar alguém pelas roupas que veste.

Quem planta sorrisos e gentileza recebe alegria e gratidão, e vê muitas portas da vida se abrindo naturalmente, através da força estupenda da bondade.

O bem é muito mais forte que o mal.

O bem responde com muito mais rapidez e segurança às tantas e tantas questões que a existência nos apresenta, na forma de desafios.

Ser gentil, ser cordial é receber a vida e as pessoas de braços abertos, sem medo de agir no bem.

Ser bem educado é contribuir com a semeadura do amor na face da Terra, substituindo, gradualmente, tantas ervas daninhas que ainda existem nesses campos, por flores e mais flores de felicidade.

Ser fraterno, em todas as ocasiões, é vestir-se com este que é um dos mais belos trajes da alma: a educação.

terça-feira, junho 14, 2011

O fim último da vida ...

"Não tenho filhos e tremo só de pensar. Os exemplos que vejo em volta não aconselham temeridades. Hordas de amigos constituem as respectivas proles e, apesar da benesse, não levam vidas descansadas. 
 
Pelo contrário: estão invariavelmente mergulhados numa angústia e numa ansiedade de contornos particularmente patológicos. Percebo porquê.

Há cem ou duzentos anos, a vida dependia do berço, da posição social e da fortuna familiar. Hoje, não. 
 
A criança nasce, não numa família mas numa pista de atletismo, com as barreiras da praxe: jardim-escola aos três, natação aos quatro, lições de piano aos cinco, escola aos seis, e um exército de professores, explicadores, educadores e psicólogos, como se a criança fosse um potro de competição.

Eis a ideologia criminosa que se instalou definitivamente nas sociedades modernas: a vida não é para ser vivida - mas construída com sucessos pessoais e profissionais, uns atrás dos outros, em progressão geométrica para o infinito. É preciso o emprego de sonho, a casa de
sonho, o maridinho de sonho, os amigos de sonho, as férias de sonho, os restaurantes de sonho.

Não admira que, até 2020, um terço da população mundial esteja a mamar forte no Prozac. É a velha história da cenoura e do burro: quanto mais temos, mais queremos. 
 
Quanto mais queremos, mais desesperamos.

A meritocracia gera uma insatisfação insaciável que acabará por arrasar o mais leve traço de humanidade. O que não deixa de ser uma lástima. 
 
Se as pessoas voltassem a ler os clássicos, sobretudo Montaigne, saberiam que o fim último da vida não é a excelência, mas sim a felicidade!"
 
O autor deste texto é João Pereira Coutinho, jornalista.

quinta-feira, maio 26, 2011

A "lenda" do Búfalo Branco


A "lenda" do Búfalo Branco é muito sagrada para os Nativos Americanos. 

A Nação Lakota (Sioux) contou a história original, que agora já tem aproximadamente 2.000 anos, em muitas reuniões de conselhos, cerimónias sagradas e através dos contadores de histórias das tribos. Existem algumas variações, mas todas são importantes e tem o mesmo final: tem comunicação com o Criador através da oração, com claras intenções de Paz, Harmonia e Equilíbrio para todos os seres viventes e para a Mãe Terra.

A lenda conta como o Povo havia perdido a capacidade de se comunicar com o Criador. O Criador enviou a Mulher Sagrada Bezerra de Búfalo Branco para ensinar ao Povo como rezar com o Cachimbo. Com aquele Cachimbo, sete cerimónias sagradas foram dadas ao Povo para assegurar um futuro com harmonia, paz e equilíbrio. A lenda conta que há muito tempo, dois homens jovens estavam caçando, quando apareceu uma linda donzela vestida com couro de gamo branco.

Um dos caçadores olhou para ela e, reconhecendo-a como Wakan ou um ser sagrado, baixou seus olhos. O segundo caçador aproximou-se dela com desejo em seus olhos, querendo-a como mulher. À medida que ele se aproximava, foi surgindo uma nuvem de poeira ao redor dele e quando a poeira assentou, tudo o que restou foi uma pilha de ossos (o seu desejo, a sua luxúria foi atendida de um modo muito rápido que o levou a uma rapidíssima existência pois se consumiu pelo seu próprio desejo.).

Enquanto andava em direcção ao caçador silencioso, ela lhe explicou que ela meramente havia satisfeito o desejo do outro homem, permitindo a ele, naquele breve momento, viver uma vida, morrer e se decompor. Ela também instruiu o jovem caçador a voltar para o Povo e lhes dizer para se prepararem para a sua chegada para ensinar-lhes a maneira de orar. O caçador obedeceu.  Quando ela chegou com o Cachimbo das Orações, ela ensinou ao Povo os sete caminhos sagrados para orar.

Estas orações seriam através de cerimónias: a casa do Trabalho (Suor), para Purificação; a cerimónia de Nomeação ou dar nome às crianças; a cerimónia de Cura, para restaurar a saúde do corpo, mente e espírito; a cerimónia de Adopção ou reconhecendo os parentes; a cerimónia de casamento, unindo macho e fêmea; a Busca da Visão, comunicando-se com o Criador, para rumos e respostas para a própria vida e a Dança do Sol, para rezar pelo bem-estar de todo o Povo.

Quando o ensinamento dos caminhos sagrados estava completo, a Mulher Sagrada Bezerra de Búfalo Branco disse ao Povo que retornaria pelo Cachimbo Sagrado que ela deixou com eles. Antes de partir, ela lhes disse que nela estavam quatro eras e que ela olharia pelos Povos em cada era, retornando no final da quarta era, para restaurar a harmonia e a espiritualidade para a terra com problemas. Ela caminhou uma pequena distância, olhou para trás, para o povo e se sentou.

Quando ela se levantou eles se surpreenderam, pois ela havia-se tornado um búfalo negro. Caminhando uma pequena distância, o búfalo se deitou e aí se levantou como um búfalo amarelo. Na terceira vez, o búfalo caminhou mais um pouco, desta vez se levantando como um búfalo vermelho. Andando mais um pouco, ele rolou no chão e se levantou pela última vez como um bezerro de búfalo branco, assinalando o cumprimento da Profecia do Bezerro de Búfalo Branco.

A mudança das quatro cores desse búfalo representa as quatro cores do homem, preto, amarelo, vermelho e branco. Representam também as quatro direcções: norte, leste, sul, oeste. O Cachimbo Sagrado  que foi deixado ao povo Lakota, da Nação Sioux, ainda está com esse povo, num local sagrado Na Reserva Indígena de Rio Cheyenne, em Dakota do Sul. É actualmente guardado pelo cacique Arvol Looking Horse, conhecido como o Guardião do Cachimbo do Búfalo Branco. A mulher também profetizou que um dia ela voltaria para purificar o mundo e que o nascimento de um bezerro de búfalo branco seria um sinal de que o retorno estaria próximo.

Um pouco mais de uma dezena de búfalos brancos já nasceram no século XX e eles passaram pelas quatro cores descritas na profecia. O último nasceu (“Sunrise Spirit” – Espírito do Sol Nascente) no dia 22 de Maio de 2004.

Esta “lenda” permanece sempre prometedora nesta era de iluminação espiritual e despertar da consciência. No mundo de hoje, de confusão e guerra, muitos de nós estamos procurando sinais de paz. “Com o retorno do Búfalo Branco, há um sinal de que as orações estão sendo ouvidas, que o Cachimbo da Paz está sendo honrado e que as promessas da profecia estão sendo cumpridas. O Búfalo Branco assinala um tempo de abundância e plenitude” (Sams and Carson, Medicine cards).

O retorno do Búfalo Branco é mais um sinal do mundo do espírito, pronto e esperando para nos auxiliar a caminhar em nosso mundo, com sabedoria, conhecimento paz e amor. É um presente para todos os povos. Nós somos todos irmãos e irmãs em muitas formas, vivendo na mesma Mãe Terra. É tempo de respeitar e honrar a Grande Mãe natureza e cada indivíduo, de cada espécie, da mesma maneira que nós gostaríamos de sermos respeitados.

terça-feira, maio 24, 2011

A solidão e Mundo Natural


O que sou?

O que sinto?

-Sou uma dádiva, uma dádiva de mim para ti.
Tu que de mim guardas, o que de mim sou na forma.

Crescer assim regozijo no aprender das vibrações,
do que tempero o vento eu sou.

Nasci assim para ao me completar chegar até ti,
através dos desertos da ausência,
onde a presença encontra o seu auge.

Mergulhado só com a cabeça dentro de água,
agora caminho como o homem na Lua, aos saltos.
 Em cada um, liberto das amarras do saber.

Sei agora vivendo, que vou sabendo o teu nascer e ocaso,
da passagem, pelo dia donde de joelhos com o solo,
sem testemunhas que o possam desdizer ,a ti solidão o entrego.

Tudo porque me enches do teu sentido e da tua essência,
 o que mais parecido comigo encontrei deambulando,
pelo mundo dos sentidos.

Gosto de ser a tua alegria, o teu barco na água.
Aliás, como deves saber amo-te,
tudo porque não te consigo evitar,
tudo que auges e revelas, bem- hajas.

Amar-te-ei como nunca te amei,
Até me cansar da vida então…

sábado, maio 21, 2011

Top Comunication!!!!

Dao

As pessoas ignorantes, todas possuem em excesso...

1 Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto.

2 Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não atribui a iniqüidade, e em cujo espírito não há dolo.

3 Enquanto guardei silêncio, consumiram-se os meus ossos pelo meu bramido durante o dia todo.

4 Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio.

5 Confessei-te o meu pecado, e a minha iniqüidade não encobri. Disse eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a culpa do meu pecado.

6 Pelo que todo aquele é piedoso ore a ti, a tempo de te poder achar; no trasbordar de muitas águas, estas e ele não chegarão.

7 Tu és o meu esconderijo; preservas-me da angústia; de alegres cânticos de livramento me cercas.

8 Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; aconselhar-te-ei, tendo-te sob a minha vista.

9 Não sejais como o cavalo, nem como a mula, que não têm entendimento, cuja boca precisa de cabresto e freio; de outra forma não se sujeitarão.

10 O ímpio tem muitas dores, mas aquele que confia no Senhor, a misericórdia o cerca.



  Salmo32

terça-feira, maio 17, 2011

Solidão

Solidão não é a falta de gente para conversar, namorar, passear ou fazer sexo... Isto é carência.

Solidão não é o sentimento que experimentamos pela ausência de entes queridos que não podem mais voltar... Isto é saudade.

Solidão não é o retiro voluntário que a gente se impõe, às vezes, para realinhar os pensamentos... Isto é equilíbrio.

Solidão não é o claustro involuntário que o destino nos impõe compulsivamente para que revejamos a nossa vida... Isto é um princípio da natureza.

Solidão não é o vazio de gente ao nosso lado... Isto é circunstância.

Solidão é muito mais do que isto.

Solidão é quando nos perdemos de nós mesmos e procuramos em vão pela nossa alma....

Chico Buarque de Holanda

terça-feira, maio 10, 2011

x-acto


No momento exacto de um evento, o que o torna determinante?

Não é tanto a sua constatação ou impacto,
mais a forma como o candidato se dispõe a vivenciá-lo.

Neste sentido, todo aquele que deseja ascender pode testemunhar,
O preciso momento que lhe confere inquestionável forma,
de conduzir a vida que até ao ultimo sopro o há-de viver.

O Pai Nosso dos Templários

SENHOR, perdoa-me
se não rezo a oração que teu filho nos ensinou,
pois julgo-me indigno de tão bela mensagem.
refleti sobre esta oração
e cheguei às seguintes conclusões:

Para dizer o "PAI NOSSO",
antes devo considerar todos os homens,
independentemente de sua cor, raça, religião,
posição social ou política, como meus irmãos,
pois eles também são teus filhos;
devo amar e proteger a natureza e os animais,
pois se tu és meu pai, também és meu criador,
e quem criou a mim, também criou a natureza.

Para dizer "QUE ESTAIS NO CÉU",
devo antes fazer uma profunda análise
em minha consciência, procurando lembrar-me
de quantas vezes te julguei como um celestial pai,
pois, na realidade, sempre vivi
me preocupando com coisas materiais.

Para dizer "SANTIFICADO SEJA O VOSSO NOME",
devo antes verificar se não cometi sacrilégios
ao adorar outros deuses até acima de ti.

Para dizer "VENHA A NÓS O VOSSO REINO",
devo antes examinar minha consciência
e procurar saber se não digo isto apenas por egoísmo,
querendo de ti tudo, sem nada dar em troca.

Para dizer "SEJA FEITA A VOSSA VONTADE",
devo antes buscar meu verdadeiro Ser
e deixar de ser um falso Cristão,
pois a tua vontade é a união fraternal
de todos os seres que criastes.

Para dizer "ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU",
devo antes deixar de ser mundano
e me livrar dos desenfreados prazeres,
das orgias, do orgulho e do egoísmo.

Para dizer "O PÃO NOSSO DE CADA DIA NOS DAI HOJE",
devo antes repartir o pão que me destes
com os meus irmãos mais carentes e necessitados,
pois é dando que se recebe; é amando que se é amado.

Para dizer "PERDOAI AS NOSSAS OFENSAS,
ASSIM COMO TEMOS PERDOADO
A QUEM NOS TEM OFENDIDO",
devo antes verificar se alguma vez
tornei a estender minha mão àquele que me traiu;
se alimentei àquele que me tirou o pão;
se dei esperanças e acalentei àquele que me fez chorar;
pois só assim terei perdoado àquele que me ofendeu.

Para dizer "E NÃO NOS DEIXAI CAIR EM TENTAÇÃO,
MAS LIVRAI-NOS DO MAL",
devo antes deixar limpo o foco de meus pensamentos;
amparar a mão estendida; socorrer o pedido de aflição;
alimentar a boca faminta;
iluminar os cegos e amparar os aleijados,
ajudando a construção de um mundo melhor.

E finalmente, para dizer "AMÉM",
deverei fazer tudo isso agradecendo ao meu Criador,
cada segundo de minha vida,
como a maior dádiva que poderia receber.

No entanto Senhor,
embora procure assim proceder,
ainda não me julgo suficientemente forte,
no intuito de tudo isto te prometer e cumprir.

Perdoa-me, Senhor meu Pai,
porém minha perfeição a tanto ainda não chegou.