sábado, junho 05, 2010

Tai Chi Chuan e Chi Kung


  • Sabias que o nome do símbolo yin/yang é TaiJi Tu. Representa uma disposição simétrica do yin sombrio e do yang claro . A simetria, contudo não é estática. É rotacional e sugere de forma eloquente, um continuo movimento cíclico. Os dois pontos do diagrama simbolizam a ideia de que toda vez que cada uma das forcas atinge seu ponto extremo, manifesta dentro de si a semente de seu oposto.
  • A meditação do Tai Chi é a meditação do "estado de vazio", do "Wu Chi", ou seja, não pensar em nada. Mas não pensar em nada nao é uma coisa fácil. Não brigue com seus pensamentos, mas não se agarre a eles. Permita que eles fluam como um rio e não dê demasiada importância a eles. Com o tempo e a prática, as coisas melhoram. O importante é ter bem claro que o objectivo da prática é a serenidade da mente e do coração.
  • No tai ji, da percepção e alternância de movimentos (yin,yang), guiada pela concentração acontece a vacuidade da mente (wu chi). Sabias que é na prática destas técnicas que o estudante contacta com o seu EIXO, que é fundamental no Tai ji? Este eixo passa verticalmente pelo seu corpo, atravessa a parte superior da cabeça em direcção ao alto e o perínio em direcção ao solo. Seu centro, localiza-se abaixo do umbigo (tan tien). Sobre este eixo executam-se as rotações das formas. Erecto e não rígido, na prática das formas actua quando necessário de forma espiralada. Para o estudante este Eixo é essencial, é sobre ele que a veracidade de seu tai chi se manifesta.
  • No inicio fazemos Qi gong (chi kung). Gong significa trabalho, qi tem várias traduções possíveis, a mais precisa será talvez “sopro vital”. A tradução mais popular é “energia”, que não é uma má tradução desde que não se confunda com o conceito físico de energia. Qi gong (chi kung) significa “trabalho sobre o sopro vital”. O termo qi gong (chi kung) pode ser aplicado a qualquer exercício que vise influenciar a circulação do sopro vital no corpo humano.
  • O tai ji quan (tai chi chuan) inclui em sua progressão didáctica na aquisição da habilidade de dirigir o qi. Por isto pode-se dizer que o tai ji quan (tai chi chuan) inclui o qi gong (chi kung).
  • Designa-se chi um fluxo subtil de energia electromagnética que liga todas as coisas do Universo. No Oriente, a compreensão e controlo de fluxos de energia é a base de sistemas de cura tradicionais como, por exemplo, a acupunctura e ainda artes marciais, como o tai chi, o qi gong e o baduanjin. 
  • No Tai ji ao diminuir os estímulos externos, o córtex cerebral é menos estimulado, ficando disponível para redireccionar mais energia. Assim o corpo acelera seus processos de recuperação. Pela mestria do relaxamento, menos se exige do sistema nervoso e menos oxigénio é necessário. É assim que actua na recuperação de doenças funcionais como fadiga, preocupação, stress ou depressão. Também, a mente fica livre de comportamentos condicionados e habitualmente negativos.
  • O Tai ji é uma arte marcial chinesa reconhecida também como meditação em movimento oferecendo aos seus praticantes uma referência de tranquilidade e equilíbrio. Baseado nos movimentos dos animais, bem como nos princípios de interacção entre os diversos elementos da Natureza, o Tai chi pretende revelar a fonte interior de energia que está dentro de cada um de nós.
  • Nos exercícios, a energia necessária para as suas execuções devera fluir pelo estudante como uma corda ora tensa ora solta. Assim a tensão envolvida flui alternando entre o cheio e o vazio, onde a contemplação deverá repousar. Para evoluir dissipando qualquer rigidez que naturalmente advenha do esforço, o sorrir interno é uma técnica eficaz e muito poderosa. 
pratique e desfrute desta arte milenar

  • Uma forma de relembrar a importância do Tai Chi e de suas práticas e simultaneamente beneficiar delas, é tão somente praticar sempre que possível. E muitas vezes nem é numa aula programada que isso acontece. Pela mão da forca de vontade, muitas vezes o estudante encontra-se em seus próprios ritmos diferenciados. No entanto pratica.
  • "No Tai Chi melhoramos à medida que nos tornamos mais lentos.- Os movimentos do Tai Chi Chuan podem ser executados individualmente ou em grupo. Em grupo será  correcto, ajustar-se ao tempo de  execução do grupo." 

Sem comentários:

Enviar um comentário