"No ser humano, o princípio masculino, o pai, é representado pelo intelecto, e o princípio feminino, a mãe, é representado pelo coração... E a união do princípio masculino com o princípio feminino faz nascer o filho: a ação. Todas as nossas ações são fruto dos nossos pensamentos e dos nossos sentimentos. Existem pessoas muito ativas cujo intelecto e cujo coração não estão muito desenvolvidos, mas também nelas a ação é necessariamente filha do intelecto e do coração, ou antes, da ausência de luz no seu intelecto e da ausência de calor no seu coração. Agir com inteligência e sensibilidade, ou irrefletidamente e sem nenhum sentimento, é sempre dar origem a uma atividade que é fruto do intelecto e do coração. A natureza do filho depende do grau de elevação e de cultura dos pais.
Quando os nossos pensamentos são bons e os nossos sentimentos também são bons, os nossos atos, que são consequência da sabedoria do nosso intelecto e do amor do nosso coração, são atos construtivos. O poder da nossa ação é consequência de uma ligação correta entre a sabedoria e o amor. "
"Para resolver os seus problemas, o ser humano tem em si próprio fatores extremamente eficazes: o pensamento, a vontade, a imaginação... Mas, como ele está habituado a só recorrer a meios exteriores, essas faculdades, evidentemente, não se desenvolvem. Há tantas pessoas que dizem: «O pensamento, o pensamento... Eu tentei e não deu resultado!» Porquê? Suponde que queríeis remediar pelo pensamento uma fraqueza física ou psíquica: para a formar, talvez tenhais demorado séculos, várias encarnações; então, como podeis imaginar que, por terdes decidido agora concentrar-vos nela durante dois ou três minutos, ireis eliminá-la? Talvez sejam necessários séculos, de novo!
Existe uma justiça no Universo e, quando se parou de acumular erros, são necessários muito tempo e muitos esforços para os reparar. Na realidade, a melhor solução é juntar os meios exteriores aos meios interiores para acelerar as coisas; mas, primeiro, há que começar a trabalhar com a alma, o espírito, o pensamento, e depois acrescentar, se necessário, um elemento físico para facilitar o processo. "
Sem comentários:
Enviar um comentário