quinta-feira, setembro 05, 2013

Castelo Novo


O topónimo desta aldeia advém do facto de terem existido dois castelos, sendo este, Castelo Novo, ocupado após o abandono do Castelo Velho, por ter melhores condições de defesa. A sua construção data do século XII-XIII.
Esta denominação só surge associada à povoação por volta de 1208, no testamento de D. Pedro Guterres (Petrus Guterri) em substituição do nome anterior, onde é citado pela primeira vez, na sua doação aosTemplários apelidando-a de: "terra a que chamam Castelo Novo".
Em 1223 o nome de Castelo Novo é referenciado no foral de Lardosa. 
A ser assim caem por terra todas as afirmações que atribuem a D. Dinis a construção do Castelo. O que não parece provável é que este monarca tenha ali mandado fazer qualquer intervenção.
Ainda no século XIII, a povoação viria a ser doada à Ordem dos Templários e, posteriormente, à Ordem de Cristo, no sentido de se garantir a posse do território conquistado aos mouros.
D. Dinis atribui foral à povoação em 1290. Este monarca ordena ainda a plantação de castanheiros na povoação.
No reinado de D. Manuel I, o castelo já não estaria propriamente novo, o que o levou a assumir a sua recuperação encarregando do assunto um escudeiro da Casa Real, que se fez acompanhar de um pedreiro mestre-de-obras natural de Castela.

D. Manuel I, em 1 de Junho de 1510, concedeu a Castelo Novo o seu segundo foral.
Deste reinado ficaram na antiga vila o Pelourinho e, eventualmente, os Antigos Paços do Concelho.
Em 1527 existe uma referência ao concelho de Castelo Novo, englobando: Alpedrinha, Vale de Prazeres, Póvoa da Atalaia, Atalaia do Campo, Louriçal, Soalheira, Orca e Zebras.
Em 1557, aquando do Numeramento Joanino, Castelo Novo é vila.

No ano de 1667, a assistência a pobres e doentes é feita pela Santa Casa da Misericórdia que é comum a Castelo Novo e Alpedrinha.
A construção do Chafariz da Bica, do Chafariz de D. João V e da Igreja Matriz (1732), nos inícios do século XVIII, comprovam o desenvolvimento que esta povoação sofreu, possivelmente, com o ouro vindo do Brasil, no reinado de D. João V.
O seu castelo, edificado no século XII, sofreu grandes estragos com o terramoto de 1755.
Em 1835 Castelo Novo perdeu o seu título de concelho e foi englobado no município de Alpedrinha.
Posteriormente, em 24 de Outubro de 1855, viria a ser anexado, junto com Alpedrinha, ao concelho do Fundão.
Dos seus tempos de concelho, conserva-se o seu símbolo principal: o Pelourinho.







 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário