Bom dia de pequeno almoço de Sexta feira Santa.
Estou cansado, de um cansaço cheio.
Nada me falta, tudo me abunda.
Peço repetidamente humildade, para poder ser alguém de utilidade a N.S.F.
Fiquei alojado no Hotel Peregrinos de Fátima, baratinho e muito limpo. Muito agradável ainda tive umas conversas com a sua proprietária, a D. Teresa, que me contou algumas histórias antigas, da sua sogra que foi amiga e visita regular da falecida Irmã Lúcia, uma dos 3 pastorinhos de Fátima.
A irmã Lúcia em clausura, ocasionalmente pedia para ser visitada pelas duas amigas, Dona Rosa e Dona Dóra.
Dona Rosa a sogra de D. Teresa, um dia questionou a quem deveria dedicar as suas orações do Rosário diárias, sendo que o costuma fazer pelas "alminhas do pirgatório".
A Irmã Lúcia respondeu: Rosa, não pelas alminhas do purgatório que N.S. iria querer que rezasses o Rosário, pois essas almas já foram entregues em Salvação, é pelas almas dos pecadores que deves rezar, Rosa.
D. Rosa respondeu: Mas Irmã Lúcia, eu que gosto tanto de rezar os meus 32 Rosários diários pelas minhas alminhas do "pirgatório", que farei agora então?, disse aflita.
A irmã Lúcia respondeu: Rosa, reza os teus 32 Rosários como desejas, mas dedica então outros 32 Rosários pela salvação dos pecadores do mundo.
D. Rosa veio aflita e preocupada do encontro, como iria ela agora encontrar tempo disponível para rezar 64 Rosários por dia?
Outra vez perguntou-lhe D. Rosa: Irmã Lúcia, que pensa desta nova Igreja construída no Santuário, não lhe parece algo desmesurada e de aspecto estranho?
A Irmã Lúcia respondeu-lhe: Rosa, não te preocupes com essas coisas, essas são coisas que não nos interessam, são coisas dos homens, importantes somente para eles...
A nós o que nos é dado a importar é como nos deslocamos ao Santuário, a intenção que nos conduz a N.S.F. é que importa e se mantém desde sempre nesse lugar. É a forma como vamos rezar que importa, não as coisas que falas, que nos devem ocupar.
Outra e por fim, uma vez suspirou à amiga: Ai Rosa, Nossa Senhora disse-me que havia de ficar ainda por cá mais um pouco, que os meus primos iriam antes de mim para junto dela, mas Rosa, o que eu não pensei é que fosse tanto tempo... (Irmã Lúcia partiu para junto de Nossa Senhora com a idade de 98 anos)
Santuário de Fátima
a revelação de Nossa Senhora aos Pastorinhos - Museu da 3ª Revelação
Hoje no santuário senti muita Paz, mas também confesso sentimentos mistos, até uma pomba que sobrevoou o santuário parecia estar a fugir de alguma coisa. Este lugar é um lugar de sentimentos mistos, vê-se literalmente de tudo no género humano e nem sempre é muito fácil.
De tudo o que vi o que mais me consternou, foi a visita de um grupo de VIPs estrangeiros, que para se deslocarem ao santuário levaram, resumidamente 1 carrinha de vidros escuros, 2 jeeps enormes pretos de vidros escuros, um à frente e outro atrás, vários homens de fato negro, óculos escuros e auriculares, com cara de maus e prontos a bater, agentes secretos o algo assim, policia local vários, motas da GNR várias com a luzinhas acesas, agentes secretos do próprio santuário iguais aos outros só que a cheirar a tabaco que tresanda, barbas por fazer e o símbolo de Nossa Senhora no fato, corpo de intervenção,... eu dei por mim a pensar... bem está na hora de ir almoçar...
13:47 - Almoço. Comi mais, muito mais do que necessito para viver.
Hoje foi o dia em que um Homem puro e inocente foi martirizado. Toda a sua família, amigos, discípulos...
Este Homem bom, puro e inocente também era um Mestre encarnado entre nós, sim, também era a Salvação do Mundo a seus pés.
O que fizemos nós então?, os meus antepassados que fizeram então?
Hoje corre-me nas veias o sangue de um inocente, para a minha própria Salvação. Quem mo recorda é a voz de Sua Mãe. Foi Ela que ficou com o fardo de salvar uma humanidade, qual humanidade?
A humanidade dos pecadores, aqueles que chacinam dia-a-dia o Seu Filho, e ainda gostam do que fazem.
Interessante relato de uma peregrinação.
ResponderEliminarObrigada pela partilha.
Obrigado, gostei muito de partilhar...
Eliminar