quarta-feira, junho 17, 2015

Dia Litúrgico: Quarta-feira da 11ª semana do Tempo Comum

Hoje fui sujeito a uma situação corriqueira. 

Numa fila de pessoas para atendimento num estabelecimento comercial uma pessoa com quem tinha estado a conversar sobre banalidades, mas também sobre um certo teor de certo e errado, ao entrar um seu conhecido na recepção aproveitou e mesmo depois de conversar comigo, utilizando-se dum ardiloso impulso, passou à minha frente com ar de grande naturalidade. 

Eu não quis levantar escândalo e freei meus impulsos, ainda perplexo pela atitude inesperada daquele que conversando amenamente comigo, estava agora a comportar-se lamentavelmente.

Quase imediatamente outro personagem preparava-se para fazer o mesmo. Não teve hipótese, já que levantei a voz chamando atenção para aqueles que já aguardavam à sua frente para serem atendidos. 

Percebi que a primeira personagem enquanto era atendida estava envergonhada do que fizera e ainda que me olhasse tentando conquistar simpatia, eu comportei-me como se ela deixasse de existir, apesar de antes ter estado a falar com ela descontraidamente. 

Por essa altura questionava-me se no momento de se retirar, ao cumprimentarmo-nos a iria repreender. Achei que ela tinha entendido e que já bastava, deixando o tema à sua própria consciência, preferindo ignorar o assunto.

O senhor acabou saindo sorrateiramente e eu nem lhe dignei um olhar de reprovação. Apenas o ignorei. Achei que assim ainda lhe tinha poupado uma vergonha porque se viesse despedir-se ia ser repreendido com certeza absoluta.

Resumo da forma como me senti em relação ao assunto mais tarde umas horas: 

Em primeiro lugar queria ter uma atitude de tolerância e acabei alimentando uma atitude de orgulho. Depois cuidei que ninguém escutasse em voz alta a falha do senhor em questão e acabei por certificar-me que ele ficasse como que confrontado pela sua imprudência. Afinal tudo que tentei fazer para que não lesasse o meu irmão acabou por ser transformado numa espécie de refinada tortura, para que ele ficasse marcado pela sua falha.
Julgamento, orgulho, Intolerância, soberba... grande fiasco... quando aprenderei????

Mais tarde uma horas, acabo cruzando com a seguinte passagem do evangelho:

Evangelho (Mt 6,1-6.16-18): «Cuidado! não pratiqueis vossa justiça na frente dos outros, só para serdes notados. De outra forma, não recebereis recompensa do vosso Pai que está nos céus. Por isso, quando deres esmola, não mandes tocar a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos outros.

Em verdade vos digo: já receberam sua recompensa. Tu, porém, quando deres esmola, não saiba tua mão esquerda o que faz a direita, de modo que tua esmola fique escondida. E o teu Pai, que vê no escondido, te dará a recompensa. 

»Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de orar nas sinagogas e nas esquinas das praças, em posição de serem vistos pelos outros. Em verdade vos digo: já receberam a sua recompensa. Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta e ora ao teu Pai que está no escondido. E o teu Pai, que vê no escondido, te dará a recompensa. 

»Quando jejuardes, não fiqueis de rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para figurar aos outros que estão jejuando. Em verdade vos digo: já receberam sua recompensa. Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, para que os outros não vejam que estás jejuando, mas somente teu Pai, que está no escondido. E o teu Pai, que vê no escondido, te dará a recompensa».

-não consigo deixar de pensar.... que maravilhosa forma de ver a vida e suas complexas relações... que maravilhosos pensamentos... que nobreza de carácter... cada vez amo e admiro mais este maravilhoso homem, que foi Jesus de Nazaré...

Sem comentários:

Enviar um comentário