quarta-feira, março 18, 2026
terça-feira, novembro 19, 2024
segunda-feira, novembro 11, 2024
segunda-feira, outubro 28, 2024
quarta-feira, novembro 29, 2023
AMOR NO DISCÍPULO
AMOR NO DISCÍPULO
(pelo Mestre Tibetano)
Quando o amor a todos os seres, sem ter em conta quem são, começa a ser uma realidade no coração do discípulo e, ao mesmo tempo, o amor a si mesmo não existe, indica que está se aproximando do Portal da Iniciação e pode fazer os juramentos preliminares necessários, antes que o seu mestre entregue o seu nome como solicitante da iniciação. Se você não se importa com o sofrimento e a dor do eu inferior, se acha indiferente ser feliz ou não, se o único propósito da sua vida é servir e salvar o mundo e se as necessidades do próximo são para ele de maior importância do que as suas próprias, só então o fogo do amor irradia do seu ser e o mundo poderá sentir-se confortado aos seus pés. Este amor deve ser uma manifestação testada e prática e não apenas uma teoria nem simplesmente um ideal impraticável e um sentimento grato, mas algo surgido das experiências e provas da vida, de modo que o primeiro impulso da vida seja o auto-sacrifício e a imolação da natureza inferior.
Poderia ser escrito um tratado sobre o amor sem esgotar o tema. Muita luz será obtida se pudermos meditar profundamente sobre as três expressões do Amor: o Amor expresso pela Personalidade, pelo ego e pela Mónada.
A Personalidade desenvolve o amor gradualmente através das fases do amor ao eu, pura, simples e totalmente egoísta, o amor à família e aos amigos, aos homens e mulheres, até chegar à fase do amor à humanidade ou à consciência do amor grupo, característica predominante do ego. Um mestre da compaixão ama, sofre e permanece com os da sua classe e seus próximos. O ego desenvolve gradualmente o Amor à Humanidade até chegar ao amor universal, não expressa apenas amor à humanidade, mas também a todos os envolvimentos dévicos e a todas as formas de manifestação divina.
A personalidade expressa o amor nos três mundos, o ego expressa o amor no sistema solar e todo o seu conteúdo; enquanto o amor expresso pela Mónada demonstra em certa medida o amor cósmico, abrangendo muito do que está fora de todo o sistema solar.
O amor foi o motivo impulsionador para a manifestação, e mantém tudo em sequência ordenada; conduzindo-o para o caminho de retorno ao peito do Pai e, oportunamente, aperfeiçoando tudo o que existe.
À medida que a evolução continua, ela se mostra como expansão gradual da faculdade de amar, passando pelas fases do amor ao companheiro, amor familiar, ao próximo, até o amor pelo próprio ambiente; mais tarde o patriotismo é substituído pelo amor à humanidade, Muitas vezes a humanidade personifica-o num dos Grandes Seres.
O homem por meio do serviço aprende o poder do amor em seu significado oculto. Dá e portanto recebe; viva a vida de renúncia, e as riquezas do céu afluem a ele; dá o que possui, e por sua vez é preenchido até à saciedade; nada pede para si e é o homem mais rico da Terra.
Esta energia do amor está concentrada principalmente (para fins da actividade hierárquica) no Novo Grupo de Servidores do Mundo. Este grupo foi escolhido pela Hierarquia como Seu principal canal de expressão; é composto por todos os discípulos do mundo e iniciados activos; extrai os seus representantes de cada grupo de idealistas e servidores e de todos os grupos de pessoas que expressam o pensamento humano, especialmente no que diz respeito ao melhoramento e elevação humanos. Através deles é possível expressar o poder do amor-sabedoria.
Muitas vezes essas pessoas são incompreendidas porque o amor que expressam difere largamente do interesse pessoal sentimental e afectivo do trabalhador comum. Os membros do Novo Grupo de Servidores do Mundo ocupam-se principalmente dos interesses e do bem de todo o grupo a que estão associados, mas não dos interesses mesquinhos do indivíduo - preocupado com os seus pequenos problemas e assuntos.
Isso expõe o servidor a ser criticado pelos indivíduos, e deve aprender a suportá-lo e não prestar atenção. O amor de grupo verdadeiro é de maior importância do que as relações pessoais, por mais que sejam satisfeitas quando a necessidade surge (note-se que eu digo necessidade). Os discípulos aprendem a entender a necessidade do amor em grupo e a corrigir a sua conduta de acordo com o bem do grupo, mas não é fácil para o indivíduo interessado em si mesmo captar essa diferença. Através dos discípulos que aprenderam a diferenciar entre os interesses mesquinhos do indivíduo mais o seu próprio interesse e as necessidades e urgência do trabalho e amor em grupo, a hierarquia pode actuar e realizar as mudanças globais necessárias, sendo principalmente mudanças de consciência.
O amor, para muitas pessoas, na verdade para a maioria, não é realmente amor mas uma mistura de desejo de amar e desejo de ser amado, mais um desejo de realizar qualquer coisa para demonstrar e evocar este sentimento e, consequentemente, se sentir mais confortável em sua própria vida interior. Este pseudo amor, baseado principalmente na teoria do amor e do serviço, caracteriza inúmeras relações humanas, tais como as existentes entre marido e mulher ou pais e filhos. Ilusionados por um sentimento por eles e conhecendo muito pouco o amor da alma, que é livre em si mesmo e deixa livres também os outros, vagueiam numa densa névoa, afundando muitas vezes com eles aqueles que desejam servir, esperando receber afecto recíproco.
Reflicta sobre a palavra "afecto" e você terá o seu verdadeiro significado. Afecto não é amor, mas esse desejo que expressamos através de um esforço do corpo astral, afectando essa actividade nossos contactos; também não é o altruísmo espontâneo da alma que nada pede para o eu separado. Essa miragem do sentimento aprisiona e confunde todas as pessoas boas do mundo, impondo-lhes obrigações que não existem e produzindo uma miragem que deve ser dissipada oportunamente pela difusão do amor verdadeiro e altruísta.
Apenas um pensamento lhe darei para repetir, sempre que se sentir desanimado, cansado ou fraco:
"No centro de todo amor eu permaneço e nada pode me chegar aqui e desse centro me exteriorizarei para amar e servir".
Que o amor seja a nota chave em todos os relacionamentos, pois o poder que salvará o mundo é a precipitação do amor.
O amor não é um sentimento você é uma emoção, nem um desejo ou um celular egoísta para agir correctamente no dia a dia. Amar é esgrimir a força que guia os mundos e conduz à integração, unidade e inclusividade, que impele a própria divindade a agir. O amor é algo muito difícil de cultivar, devido ao egoísmo inerente da natureza humana, e difícil de aplicar em todas as condições da vida, e sua expressão exigirá ao máximo o que eles podem dar e o abandono de toda actividade pessoal egoísta.
Elimine qualquer pensamento que não seja amoroso, jogue fora todas as críticas e aprenda a amar todos os seres, não teoricamente, mas de facto e de verdade.
Lembrar-lhes-ei que neste momento de teste eu, seu Mestre, os amo e protejo, pois as suas almas e a minha são uma só. Não se preocupem indevidamente. Para a alma não há luz nem escuridão, mas apenas existência e amor. Dependam disto. Não há separação, mas apenas identificação do coração com total amor; quanto mais amor demonstrarem, mais amor pode alcançar os outros através de vocês. As correntes do amor unem o mundo dos homens e o mundo das formas, constituindo a grande cadeia da hierarquia. O esforço espiritual que lhes é pedido para realizar é desenvolver-se e tornar-se um centro vibrante e poderoso desse fundamental Amor universal.
Somente quando o amor se torna a força motriz das nossas acções, podemos verdadeiramente transformar o mundo em um lugar de harmonia e compaixão.
Alice Bailey
sábado, agosto 12, 2023
sábado, março 26, 2022
Papa Francisco
.....o papa Francisco considera que os homens esqueceram “a lição das tragédias do século passado, o sacrifício de milhões de mortos nas guerras mundiais”.
“Descuidamos os compromissos assumidos como Comunidade das Nações e estamos a atraiçoar os sonhos de paz dos povos e as esperanças dos jovens. Adoecemos de ganância, fechamo-nos em interesses nacionalistas, deixamo-nos ressequir pela indiferença e paralisar pelo egoísmo”, adianta Francisco no texto da oração.
“Apagai o ódio, acalmai a vingança, ensinai-nos o perdão; Libertai-nos da guerra, preservai o mundo da ameaça nuclear; (…) mostrai aos povos o caminho da fraternidade”, são alguns dos apelos que serão deixados naquela oração, na qual o papa Francisco se dirige à Virgem: “Enquanto o rumor das armas não se cala, que a vossa oração nos predisponha para a paz; As vossas mãos maternas acariciem quantos sofrem e fogem sob o peso das bombas.
quinta-feira, junho 24, 2021
quarta-feira, janeiro 06, 2021
Como se dará o Despertar Coletivo
Muito se fala hoje em dia sobre “espiritualidade”, “era de aquário” (esse termo existe desde a década de 60), “abertura de portais” (desde a década de 80), etc. De outro prisma, para algumas religiões o que vale são os apegos a livros clássicos sagrados como tema central e de regras a serem seguidas, a exemplo da Bíblia dos cristãos, da Pistis Sophia dos coptas, do Alcorão dos islâmicos, dos Upanishads e do Hig Veda dos hindus, do Livro dos Mortos dos egípcios, do Livro Tibetano dos Mortos, entre outros milhares.
Se fizermos um mergulho na CONTEMPLAÇÃO e na MEDITAÇÃO, todos os fundamentos e conceitos expressos pela religião e segmentos ditos “espiritualizados”, começam a perder seus contornos e vão se liquefazendo. Nessa desconstrução, todos os fundamentalismos e conceitos rígidos vão ganhando NOVAS DIMENSÕES, se ampliando e trazendo novas significações.
No que diz respeito à compreensão dos paradoxos “espirituais”, há alguns aspectos que jamais devem ser desconsiderados.
Umberto Eco, um expoente da Semiótica, ao retratar características dos símbolos, nos indica que eles carregam em si um conglomerado de significados. De minha parte, eu os entendo como verdadeiros “pacotes” de informação que se interpenetram e se suplementam entre si, nos trazendo panoramas completos e amplos. A cada ampliação de nosso cone de percepção, esses símbolos nos revelam mais e mais significados e informações.
Entretanto, em um mundo repleto de interesses díspares e nem sempre primorosos, o símbolo para educação das massas, caso possua finalidade destrutiva ou que prevaleça o benefício de lobistas e/ou grandes conglomerados empresariais, não visaria o bem comum nem a elevação do nível de consciência dessa coletividade atingida pelo símbolo ou símbolos. Esse é o grande perigo para quem está disperso e à mercê do controle alheio, via campanhas publicitárias, algumas vezes subliminares.
E por que os símbolos têm tanto “poder” de persuasão ou de informação? Porque todos os símbolos possuem sistemas de significação que estão latentes no inconsciente coletivo, esperando que a consciência humana adquira capacidade de acessá-los. E eles só poderão ser alcançados através da visualização e da ampliação da percepção.
No filme “Matrix” (trilogia que ganhará um 4º filme até 2022), demonstra que a maioria dos “adormecidos” nos casulos da Matrix não podem ser despertados porque não possuem condições para ingressar nesse doloroso processo, de usar os sentidos externos e muito menos os sentidos internos. Entretanto, quando “NEO” quebra a Matrix, todos os que estão nela se beneficiam imediatamente, expressando que uma espécie de libertação coletiva dispensa o despertar de todos através dos métodos convencionais.
Alguns filmes inspirados, nos dão pistas valiosas. Em "Contato" (1997), a linguagem usada pelos seres de "Vega" se baseava em símbolos e foi apresentada dentro de uma geometria, um poliedro regular (salvo engano era um icosaedro regular). Portanto era uma linguagem não linear, advinda de um nível de compreensão muito avançada.
Da mesma maneira que as figuras planas estão em um nível físico e emocional, as figuras geométricas estão entre o nível mental concreto e o abstrato. Já os símbolos, eles penetram no infinito, transcendendo em muito a compreensão linear e estreita. Uma consciência expandida não apenas compreende e apreende os símbolos, como ressoa em alta frequência vibratória, mantendo simultaneamente um excelente padrão de equilíbrio natural.
A compreensão humana segue o mesmo modelo: ela precisa expandir-se para alcançar o infinito, com as notas muito altas no quesito AMOR e COMPAIXÃO, estando a serviço da construção, da reconstrução e constante aprimoramento do TODO.
Leonardo da Vinci em seus fabulosos desenhos nos forneceu várias figuras geométricas, indicando interconexão e o viés do PENSAMENTO e COMPREENSÃO ESPACIAL. Platão e seus magníficos sólidos platônicos, nos trouxe também um tipo de ensinamento e inspiração muito elevados, fonte de sabedoria para a evolução humana.
Semelhantemente, na vida “real”, também é assim. Embora atualmente caminhemos sobre o caos, paradoxalmente, nos dirigimos para a graduação da humanidade. Para tanto, haverá um “salto quântico” COLETIVO de compreensão.
Como isso se daria, uma vez que a massa social está adormecida e completamente à mercê de eventos externos?
Digo sem embargo, que esse “salto” de compreensão NÃO SE DARÁ através do conhecimento e muito menos do convencimento. Por que digo isso?
Porque adquirir conhecimento é um processo demorado, requerendo investimento de grande envergadura em livros, cursos, tempo, envolvendo recursos financeiros consideráveis, o que já dificultaria para muitas pessoas que eventualmente estivessem interessadas nessa escolha, além, é claro, de possuir um nível de cognição excepcional para absorver matérias difíceis e muitas vezes de elevado teor filosófico.
As portas para o “salto” de compreensão COLETIVA, se dará através da SINTONIA, da VIBRAÇÃO do AMOR, conforme dito por vários sábios, inclusive, pelo apóstolo Paulo inspirado, quando escreveu o livro bíblico de Coríntios, afirmando que de todos os DONS, o AMOR é o maior.
AMOR e MÚSICA estão em uníssono no trabalho de ascensão humana, porque se constituem vibrações afinadas e harmoniosas, que expressam e ressoam com grande propriedade o ENLEVO, o AMOR, a SUBLIMIDADE e as SINFONIAS dos MUNDOS EXCELSOS de COMPREENSÃO.
Será o AMOR a nota chave para subirmos os degraus da compreensão e acessarmos no inconsciente coletivo, todos os registros do conhecimento passado, presente e futuro.
Logo, a ânsia ou a pressa em levar conceitos através do conhecimento não é suficiente nem eficaz para que uma onda de despertar coletivo ocorra.
Muitos abrirão os “olhos” da compreensão através de alguns outros que já se encontram despertos e são capazes de AMAR, emitir AMOR de alto poder vibracional, num espectro amplo, que IRRADIE a LUZ DIVINA de longo alcance. Essa é a NOTA CHAVE para um despertar coletivo.
No livro “Como Conhecer Deus – A Jornada da ALMA ao Mistério dos Mistérios”, Deepak Chopra nos inspira a percorrer por sete níveis de compreensão. Ilustrativamente ele discorre sobre esse tema, e, indica que uma pessoa que consegue acessar simultaneamente esses 07 níveis de compreensão, se torna um diferencial, uma vez que as massas se fixam nos dois primeiros níveis: Corpo e Ambiente Físico, e, Ego ou Personalidade.
Quem consegue galgar nível a nível de compreensão ali expresso, já poderá contribuir para uma elevação do quociente vibracional do planeta.
Se esses sete níveis despertos estiverem associados ao vislumbre nos níveis imediatamente superiores (8°, 9° e 10° níveis), essa pessoa já terá condições de emitir, exalar e expandir vibrações de AMOR e MÚSICA altamente refinados, capazes de elevar a ressonância e a frequência vibracional de milhares de pessoas ao redor do planeta. Esses são e funcionarão como voluntários, na qualidade de catalisadores no processo de despertar coletivo.
Embora possam deter alto nível de conhecimento, usarão na verdade, a maior potência que detém longo e profundo alcance, que é o padrão AMOR, a força mais poderosa dos Universos, capaz dos maiores milagres. Será o AMOR o grande pilar da nova civilização que está em andamento e que surgirá quando o “salto coletivo” puder ser dado de modo pungente.
quinta-feira, outubro 15, 2020
TRABALHE EM SOLIDÃO
Um dia, uma pessoa subiu a montanha onde se refugiava uma mulher eremita que estava meditando e perguntou-lhe:
- O que você está fazendo nessa solidão?, Ao que ela respondeu:
- Eu tenho um monte de trabalho.
- E como você pode ter tanto trabalho? Não vejo nada por aqui ...
- Tenho que treinar dois falcões e duas águias, tranquilizar dois coelhos, disciplinar uma cobra, motivar um burro e domar um leão.
- E onde estão eles que não os vejo?
- Eu os tenho dentro.
Os falcões se lançam sobre tudo que vem pela frente, bom ou ruim, tenho que treiná-los para pular em coisas boas. Eles são meus olhos.
As duas águias com suas garras machucam e destroem, eu tenho que ensiná-las a não causar danos. Eles são minhas mãos.
Os coelhos querem ir para onde querem, não para enfrentar situações difíceis, tenho que ensiná-los a ter calma mesmo que haja sofrimento, ou tropeço. Eles são meus pés.
O burro está sempre cansado, é teimoso, não quer carregar sua carga muitas vezes. É meu corpo.
O mais difícil de domar é a cobra. Embora ela esteja trancada em uma gaiola forte, ela está sempre pronta para morder e envenenar qualquer pessoa ao seu redor. Eu tenho que discipliná-la. É minha língua.
Eu também tenho um leão. Oh ... quão orgulhoso, vaidoso, ele pensa que é o rei. Eu tenho que domá-lo. É meu ego.
- Eu tenho um monte de trabalho.
E você trabalha no que?
segunda-feira, abril 20, 2020
PASTOREIO DO TOURO
quinta-feira, junho 06, 2019
Para vc pensar...
quarta-feira, junho 05, 2019
“Mergulhe em si mesmo” – por Mahatma Gandhi
terça-feira, maio 07, 2019
O que é urgente?
segunda-feira, maio 06, 2019
EMMANUEL - Chico Xavier
Já entramos na era da regeneração planetária...
Não só a Terra, mas o sistema solar inteiro já está imerso no cinturão de fótons que emana de Alcyonne, o Sol Central da Galáxia, vem recebendo sua energia para a transmutação e para o salto quântico evolutivo.....
O cansaço e as novas frequências:
O cansaço físico que estamos sentindo é devido às novas frequências electromagnéticas inteligentes que estão chegando do Sol Central.
Estas estão mexendo radicalmente em nossas estruturas físicas, emocionais e espirituais. Como se fôssemos apenas um aparelho de celular ligado a uma bateria de um imenso navio.
Há muita energia vindo do mundo espiritual. Sendo assim, há a necessidade de estabilização.
Mentalmente:
Vibrar em alta ressonância, de preferência na mais alta energia possível, a energia da Gratidão, da Compaixão, da Generosidade, da Benevolência e do compartilhamento mútuo das ideias.
Evitar julgamentos alheios, pois não sabemos realmente o que cada um veio passar nesta vida.
Elevar o pensamento para coisas nobres, ao invés de continuar compartilhando notícias fúteis e terríveis que teimam em multiplicar pela televisão e medias sociais.
Faça diferente, encontre coisas boas nas pessoas e nas situações, elas existem, mas estão sendo esquecidas.
Pare de reclamar e comece a agradecer, a Gratidão é a energia que moldará o novo mundo.
Quando um pensamento ruim vier, compreenda-o e imediatamente neutralize com outro superior e positivo.
Quando um problema vier a sua mente, transmute a informação, procurando imediatamente a solução e foque nesta. Mude o foco, encontre coisas belas em você, em seu comportamento, pare de se mutilar energeticamente, pois todos nós temos coisas boas e virtudes.
Fisicamente:
Fazer exercícios calmos e concentrados, emitindo, ao mesmo tempo em que os faz, ondas azuis para todos os locais onde sente supostamente dor, desconforto ou fadiga muscular, transformando um simples exercício de alongamento e fortalecimento em um exercício vibracional quântico intensificado.
Beber bastante água mineral, de preferência aquela que sai directo das pedras , pois traz fragmentos minerais puros do centro da montanha, rochas e cristais.
Evitar alimentos industrializados e com condimentos exagerados.
Coloque para dentro do seu corpo sentimentos bonitos, e saudáveis para a tua vida.
Tomar sol e agradecer enquanto faz isso. Mergulhar na água do mar ou na água de rio corrente para entrar na frequência nova da Natureza.
Espiritualmente:
Prestar atenção na intuição, pois ela está chegando com mais força e é a primeira informação que chega do mundo espiritual para adentrar em sua mente. .. Ouvir uma música boa, aquela que faz os seus pêlos do seu braço arrepiar, pois esta é capaz de produzir a ressonância com seu espírito.
Prestar atenção também nas inspirações, pois elas vêm pura e simples, caso contrário, não conseguimos anotar o que é recebido ou fazer no exacto momento em que ela chega, quando perdemos o contacto o espírito demora para trazê-la novamente.
Inspiração também é, algo que seu próprio espírito lhe envia das profundezas de seu inconsciente e não apenas o que vem de um espírito amparador.
É você mesmo em manifestação futura e em dimensão divina, rebuscando o que já há de bom dentro de si, tentando conversar consigo mesmo.
Relacionamentos:
Não precisa mais gritar com ninguém, seu coração já não suporta mais gritos e discussões, ele só quer harmonia e entendimento, a época dos sofrimentos terminou, quem ainda continuar nesta ideia passará por grandes provações.
Se for preciso se posicionar, posicione-se sem precisar fazer alarde de sua posição, pois a posição e sua.
Trabalho:
Seu espírito não está mais querendo fazer o que não faz sentido e não preenche o seu propósito de vida.
Ele está forçando-o a entrar com força total no seu centro de sinergia, aquele que sintoniza com as forças que vêm do Universo.
Se não mudar ou melhorar sua relação com seu trabalho, sua vida vai ficando cada vez mais vazia, mesmo que através dele receba bastante dinheiro, nada disso poderá dar um sentido real para a sua existência daqui em diante.
Não se preocupe em encontrar o novo mundo, ele não é um lugar, mas sim uma frequência, um estado vibracional em que todos podem estar, se assim o desejarem.
O estado da gratidão pura e silenciosa.
Sintonia é o caminho, sintonia consigo mesmo.
Essa é a verdadeira espiritualidade que os mentores desejam de nós, pois estando completos e conectados, estamos em plena Sintonia com o Todo.
O PROCESSO OBSESSIVO EM SUA VIDA
Nem sempre conseguimos perceber. Os processos obsessivos, vastas vezes, porém, principiam de bagatelas:
- O olhar de desconfiança…
- Um grito de cólera…
- Uma frase pejorativa…
- A Maledicência sem pensar..
- A ponta de sarcasmo…
- O momento de irritação…
- O julgamento ferrenho...
- A tristeza sem motivo…
- O instante de impaciência…
- A indisposição descontrolada…
Estabelecida a ligação com as sombras por semelhantes tomadas de invigilância, eis que surgem as grandes brechas na organização da vida ou na moradia da alma
- A desarmonia em casa…
- A discórdia no grupo da ação…
- O fogo da crítica…
- O veneno da queixa…
- A doença imaginária…
- A rede da intriga...
- A treva do ressentimento...
- A discussão infeliz...
- O afastamento de companheiros…
- A rixa sem propósito…
As obsessões que envolvem individualidades e equipes quase sempre partem de inconveniências pequeninas que devem ser evitadas, qual se procede com o minúsculo foco de infecção.
Para isso, dispomos todos de recursos infalíveis, quais sejam:
- A dieta do silêncio;
- A vacina da tolerância;
- O detergente do trabalho;
- O antisséptico da oração.
EMMANUEL | Chico Xavier



