Decorar a casa com flores, ramos e galhos naturais não é um costume do momento. Os antigos Egípcios já usavam lírios e flores de papiro como decoração. Os sumo sacerdotal orientavam o povo sobre a protecção que um vaso de flores trazia a casa.
Os gregos tinham as flores naturais em pétalas, as quais usavam nos banhos para perfumar e principalmente para purificar o espírito, que acreditavam estar carregado com o mal.
Em casamentos era costume derramar pétalas de rosas no chão para os noivos passarem. Este ato era mais espiritual do que decorativo, pois era usado para espantar os demónios da discórdia e trazer tranquilidade ao casal.
Os Sacerdotes Celtas quando pressentiam a presença do mal, pediam às famílias que fizessem coroas de flores naturais, que eram usadas quase que diariamente. As flores também eram usadas para proteger as crianças.
As flores são a alegria para o coração, fortalecimento para o espírito e estímulo para o físico. O aroma das flores nos traz tranquilidade, porém, causa efeito contrário para os maus espíritos, causando-lhes repulsa e espantando-os.
Casas decoradas com flores ou ramos naturais tornam o ambiente leve, alegre e harmónico. As flores estão programadas, para filtrar as energias densas, e transmutá-las em vibrações mais elevadas.
As flores doam suas vidas para manter a energia positiva do ambiente em que vivemos. Muitas vezes estamos com um vazo lindo de rosas que recém foram colocadas e então chega alguém em nossa casa. Quando esta pessoa vai embora percebemos que as rosas estão murchas, completamente mortas. O que aconteceu é que elas filtraram o mal e emitiram o bem.
As flores têm uma vibração mais elevada que a vibração humana. O contacto directo com as flores eleva nossas vibrações energéticas.
As flores naturais dentro de casa trazem grandes benefícios: elas agem no fisiológico, no emocional e activa o sistema límbico, produzindo mais neurotransmissores.
FLORES E BENEFÍCIOS
ROSA: simboliza o amor incondicional; antidepressiva; fortalece o sistema emocional;
LAVANDA: combate stress; tensão nervosa; traz harmonia;
ALECRIM: tem um aroma delicioso; protecção; expulsa demónios; restaura o equilíbrio da casa e das pessoas.
MARGARIDA: transmite afecto e confiança às pessoas. Ideal para enfeitar um arranjo em uma cerimónia entre amigos.
COPO-DE-LEITE: representa inocência e pureza, associa-se ao sagrado e simboliza a paz.
VIOLETA: a violeta não trabalha doando e sim tirando energia do ambiente. Portanto o único local em que se coloca um vasinho de violeta é no banheiro para que absorva as energias locais. Jamais presenteie alguém com violetas.
GERÂNIO: No emocional, oferece conforto e baixa a ansiedade. Alegra a alma para enfrentar com leveza os momentos difíceis de alguma perda.
JASMIM: o jasmim representa a doçura, a feminilidade e a sensualidade, atuando muito nas emoções e fortalecendo-as, pois ao mesmo tempo em que é um aroma sedativo é também eufórico, afastando a depressão, a negatividade, a indiferença e a apatia.