quinta-feira, novembro 12, 2009

AUTENTICIDADE




Autenticidade é muito o reconhecer de uma forma auto-dinâmica, que tudo que me acontece me é devido, necessário e vivificante.
Que é possível um equilíbrio entre tantos ingredientes, sem que um predomine sobre o outro, uma vez que todos sem excepção se alternam.

É que no final desta colaboração a equanimidade resulta simples mas sábia receita.

Equanimidade significa serenidade de espírito. É um estado natural e relaxado, a capacidade de experimentar de maneira estável as diferentes situações do mundo físico, das sensações, da mente e dos fenómenos. É caracterizada pela profunda tranquilidade, completamente livre de oscilações. Nada paga o preço de estarmos felizes por nós mesmos. Alcançando esse estágio, até mesmo os relacionamentos ficam mais fáceis de se lidar, de pensar usando a razão ao invés do coração. Isso traz uma paz incomensurável.

(fonte: dicionário informal.com)

1 comentário:

  1. Na vivencia das dez mil tristezas e das dez mil alegrias segundo o Tao, a equanimidade é uma qualidade libertadora que nos dá um coração aberto, calmo e estável, no meio das vicissitudes da vida.
    Mas,... a prática da equanimidade não significa que devemos tornar-nos seres passivos.


    Coração Versus Razão

    Razão – Mente – Ego
    Coração – Consciência – Espírito

    “Devastada era eu própria como cidade em ruínas que ninguém reconstruiu.
    Mas no sol dos meus pátios vazios a fúria reina intacta, e penetra comigo no interior do mar.
    Porque pertenço à raça daqueles que mergulham de olhos abertos, e reconhecem o abismo pedra a pedra, anémona a anémona, flor a flor.
    Porque pertenço à raça daqueles que percorrem o labirinto sem jamais perderem o fio de linho da palavra (e da libertação)

    Sophia de Mello Breyner Andresen"

    ResponderEliminar