terça-feira, julho 26, 2016

A maior praga da atualidade

Reflexão acerca de tudo de nocivo que está acontecer no mundo, de forma simultânea e em vários lugares, mesmo mudando as pessoas, as nacionalidades, culturas e no entanto os eventos chocantes  são constantes e publicitados à velocidade do próprio acontecimento.

Porquê?, então começo em cada nação a estudar os seus problemas, a tentar entender as desarmonias sociais, as assimetrias a variados níveis e em temas profundamente essenciais para que seja uma vida dignamente vivida. A reparar no tipo de eventos que se sucedem e o que lhes antecede,... 

Reparo por exemplo, que todos os eventos traumáticos de terrorismo são antecedidos por movimentações militares e politicas em grande escala, por escândalos financeiros, por revelações de crimes que lesam as pessoas mais vulneráveis onde se confirmam conspirações e influencias tenebrosas e que saem impunes quando descortinadas suas responsabilidades.

Claro depois uns tempos surgem por todo o lado como cogumelos, atos de revolta e insanidade, de terrorismo e outras monstruosidades  organizadas.

Vago nos meus pensamentos e tentando aglutinar estes fortíssimos pólos de influencia e de gentes diferentes, os governos e os sistemas do poder, as economias e as empresas multinacionais, os agentes de informação, os militares por um lado até ao próprio cidadão comum por um outro lado, tentando unir este vasto leque de personagens procuro uma causa comum para tanta desgraça, que a causa para o bem já todos a conhecemos, o amor puro.

Então só me ocorre, o egoísmo... é o egoísmo nas suas múltiplas manifestações, desde a menor das escalas à maior, que está a causar a ruína do mundo e de seus habitantes, humanos e não humanos...

É o egoísmo compulsivo que cada um manifesta em casa, no trabalho, com seus semelhantes, socialmente, na luta cega pelos seus interesses e ambições, sem olhar o bem comum, o Apocalipse!

Hoje tenho a certeza... a maior doença da humanidade desde à muito, a causadora do desaparecimento no passado de inúmeras prosperas civilizações... o egoísmo, essa incapacidade de se avaliar as circunstancias com clareza de espírito, com sanidade. Uma espécie perigosíssima e venenosa de autismo.

Com razão se poderia dizer, que vivemos num mundo manicómio, onde a natureza e tudo que a constitui vive em ameaça permanente pela presença e acção humanas, até a própria existência do homem está seriamente  ameaçada pela sua própria acção, desorientada e destruidora.

Egoístas e loucos...

segunda-feira, julho 11, 2016

PRINCÍPIOS BÁSICOS DA VIDA HUMANA

PRINCÍPIOS BÁSICOS DA VIDA HUMANA 

1 – Não desprezar, ou fazer pouco caso das crenças de outrens. Ofereça sempre o que você credita ser sua verdade. 

2 – Aja como desejar na sua vida, mas nunca prejudique ninguém. 

3 - Tenhas atos de bondade como sementes que podem dar muitos frutos 

4 – Mantenha sua palavra 

5 – Não mates, a não ser que precise de alimento. 

6 – Tente viver em harmonia com as pessoas, principalmente com aquelas que discordam de você. 

7 – Auxiliem os outros dentro de suas possibilidades 

8 – Não julguem os outros 

9 – Perdoe seu inimigo 

10 – afastem de si as mentiras, as paixões vis e excessos. 

11 – viva em harmonia com a natureza porque você faz parte dela 

2 - AS QUATRO PALAVRAS 

Dentro da filosofia de vida o Mago deve: 

- Querer 
- Saber 
- Ousar 
- Calar 

Associando-se umas as outras, teremos: 

- Saber, saber querer, saber ousar, saber calar. 
- Querer saber, querer, querer ousar, querer calar. 
- Querer saber, querer, querer ousar, querer calar. 
- Ousar saber, ousar querer, ousar, ousar calar. 
- Calar saber, calar querer, calar ousar, calar. 

3 - A VONTADE 

A vontade é grande motor de todas as nossas ações 

QUERER É PODER - eis a grande verdade. 

Aquele que "quiser", que "souber", firmemente, inabalavelmente, resolvido a "querer" tudo conseguirá, devido somente ao seu extraordinário esforço de vontade. 

"Faça e credes e será feito" 

4 - PRINCÍPIOS HERMÉTICOS 

O Caibalion – planta sementes verdadeiras 

“Os lábios da sabedoria estão fechados, excepto aos ouvidos do entendimento.” 

Ao entendermos os seus princípios, entendemos mais a vida, seus processos e fases. 

1 – Princípio de Mentalismo 

“O todo é mente; O universo é mental.” 

Todo é mente. O TODO é indefinível. A mente Divina possui todo o conhecimento e somos parte do fluxo, da vibração deste TODO (enteléquia Divina). 

2 – Princípios de correspondência 

“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima.” 

O macrocosmo tem correspondência com o microcosmo. “O que somos reflectimos no Universo e o Universo reflecte em nós.” 

3 - Principio de vibração 

Tudo no universo está em movimento, tudo tem uma vibração, nada está parado. O todo e a mais grosseira matéria vibram cada um numa dimensão diferente. 

“Nada está parado, tudo se movimenta.” 

4 – Princípio de polaridade 

“Tudo é duplo; tudo tem dois pólos, tudo tem o seu oposto; o igual e o desigual são a mesma coisa.” 

“Os opostos sempre são aspectos de uma mesma coisa.”. 

- Princípio de ritmo 

“Tudo tem fluxo e refluxo; tudo tem suas marés, tudo sobe e desce.” 

Em tudo se manifesta o movimento de ir para frente e para trás, fluxo e refluxo. 

- Princípio de causa e efeito 

“Toda causa tem seu efeito, todo efeito tem sua causa.” 

- Princípio de género 

No plano físico, este princípio se manifesta no sexo e nos planos superiores toma outras formas, mas sempre baseado no feminino e no masculino.

segunda-feira, julho 04, 2016

A LÓGICA DO “TANTO FAZ”

Saudações, 

Existe um diálogo no rico em significados livro de Lewis Caroll, Alice no País das Maravilhas, onde Alice pergunta ao sempre sorridente gato falante, que caminho ela deve seguir sendo que ela não se importa muito com o caminho. Daí o enigmático gato dá-lhe a solução: se o caminho pouco importa, qualquer caminho serve. 


Esta é a lógica das pessoas que desejam algo, mas não sabem o que exactamente, e com isto, se apegam a uma insatisfação infundada, pois o que lhes falta na verdade, é tão somente ter objectivos e nada mais. 

Estas geralmente vivem lamentando e dizendo para si mesmo: queria tão somente ser feliz. No entanto, em momento algum se perguntam: o que posso fazer para ser feliz? Ou, o que é felicidade para mim? 

São aqueles que vivem querendo ser o outro, ter a alegria do outro, o caminho do outro, viver o que viu ser vivido pelo outro, sem nunca se dar conta que cada estrela tem seu brilho e cabe a cada um reflectir e construir o seu próprio caminho. 

Que caminho eu devo tomar? O caminho para onde você quer chegar. O que devo fazer para ser feliz? Primeiro saber o que é felicidade para você. Ou seja, não há respostas sem perguntas. 

Pergunte-se. 

Ao responder, terás um objectivo e aí, será bem mais fácil começar a construir um caminho para atingi-lo. Isto, quando você é feliz e apenas não sabe, que é o que ocorre com as pessoas que deixam sua alma se apequenar como dizia falecido Cazuza: “Senhor piedade, para as pessoas de alma bem pequena, remoendo pequenos problemas, querendo sempre aquilo que não tem”. Estas sofrem do mal do desejo de desejar, que se alimenta dele mesmo num círculo vicioso e doentio, sem nenhuma lógica ou, a lógica do “tanto faz”. 

E você? 
Só para registo e reflexão.