terça-feira, julho 26, 2016

A maior praga da atualidade

Reflexão acerca de tudo de nocivo que está acontecer no mundo, de forma simultânea e em vários lugares, mesmo mudando as pessoas, as nacionalidades, culturas e no entanto os eventos chocantes  são constantes e publicitados à velocidade do próprio acontecimento.

Porquê?, então começo em cada nação a estudar os seus problemas, a tentar entender as desarmonias sociais, as assimetrias a variados níveis e em temas profundamente essenciais para que seja uma vida dignamente vivida. A reparar no tipo de eventos que se sucedem e o que lhes antecede,... 

Reparo por exemplo, que todos os eventos traumáticos de terrorismo são antecedidos por movimentações militares e politicas em grande escala, por escândalos financeiros, por revelações de crimes que lesam as pessoas mais vulneráveis onde se confirmam conspirações e influencias tenebrosas e que saem impunes quando descortinadas suas responsabilidades.

Claro depois uns tempos surgem por todo o lado como cogumelos, atos de revolta e insanidade, de terrorismo e outras monstruosidades  organizadas.

Vago nos meus pensamentos e tentando aglutinar estes fortíssimos pólos de influencia e de gentes diferentes, os governos e os sistemas do poder, as economias e as empresas multinacionais, os agentes de informação, os militares por um lado até ao próprio cidadão comum por um outro lado, tentando unir este vasto leque de personagens procuro uma causa comum para tanta desgraça, que a causa para o bem já todos a conhecemos, o amor puro.

Então só me ocorre, o egoísmo... é o egoísmo nas suas múltiplas manifestações, desde a menor das escalas à maior, que está a causar a ruína do mundo e de seus habitantes, humanos e não humanos...

É o egoísmo compulsivo que cada um manifesta em casa, no trabalho, com seus semelhantes, socialmente, na luta cega pelos seus interesses e ambições, sem olhar o bem comum, o Apocalipse!

Hoje tenho a certeza... a maior doença da humanidade desde à muito, a causadora do desaparecimento no passado de inúmeras prosperas civilizações... o egoísmo, essa incapacidade de se avaliar as circunstancias com clareza de espírito, com sanidade. Uma espécie perigosíssima e venenosa de autismo.

Com razão se poderia dizer, que vivemos num mundo manicómio, onde a natureza e tudo que a constitui vive em ameaça permanente pela presença e acção humanas, até a própria existência do homem está seriamente  ameaçada pela sua própria acção, desorientada e destruidora.

Egoístas e loucos...

Sem comentários:

Enviar um comentário