sábado, janeiro 29, 2022

Pensamento do dia

"A maioria das pessoas está sempre tão ocupada a procurar obter o que é conveniente para a vida material, que não lhe sobra tempo para dedicar à vida divina. Assim, à medida que o estado material da humanidade melhora, o seu estado moral e espiritual deteriora-se. Porque é que há tantos desequilíbrios, tantas doenças, tanta criminalidade? Materialmente, no Ocidente, nunca se viveu com tanto desafogo, mas, por outro lado, as pessoas nunca estiveram tão perturbadas, inquietas e descontentes. Isto acontece porque, ao darem a preponderância a um dos aspetos, deixam fatalmente periclitar o outro.

Não podemos pôr em dúvida que as pessoas querem melhorar a situação: o seu tempo é passado em reuniões para discutirem como introduzir melhorias. Mas essas melhorias dizem sempre respeito ao plano material. Nunca se fazem reuniões para permitir aos humanos viverem a vida divina. É por isso que, mesmo que as questões materiais sigam cada vez melhor – e será realmente o caso? –, os humanos estão a perder-se."



segunda-feira, janeiro 10, 2022

Pensamento do dia

"Nesta encarnação, não podereis modificar grande coisa no vosso destino, mas tendes grandes possibilidades na próxima, se o desejardes e trabalhardes nesse sentido. Porque é que a existência de certas pessoas é tão deplorável? Porque na sua encarnação anterior não sabiam o que deviam pedir, sobre o que é que deviam trabalhar, para hoje terem mais dons e mais virtudes. Não o sabiam e, se continuarem a ignorá-lo, a sua próxima encarnação será igualmente má, ou pior ainda.

Mas vós, que estais instruídos nestas leis, utilizai todos os anos que vos resta viver para imaginardes e desejardes as melhores coisas, porque assim lançareis desde já projetos que se materializarão. A matéria atual resiste e recusa-se a ser transformada; enquanto não estiver gasta, não pode ser substituída. Mas tudo o que começastes a criar pelo vosso espírito e pela vossa alma cristaliza-se pouco a pouco, e na próxima encarnação vireis providos das melhores qualidades."