quarta-feira, outubro 15, 2008

o caminho do meio ...

Todos os dias ao acordar, não passo directamente de deitado na cama para de pé no chão. Faço as honras e uma iguaria do sentado. Como se não fosse possível passar por cima dessa etapa do acto levantar. Como se fosse imprescindível. Depois, é sempre nessa posição anatómica intermediária, do deitado do sono para o de pé do dia, que algo se pode e deve estabilizar em mim. É o momento em que sentado depois de deitado, me preparo para estar de pé. Parece simples, até banal, mas advém-lhe uma enorme importância. É que sobre esse momento repousa a forma de como eu vou estar de pé esse dia todo. Como se fosse um pré-condicionamento ao dia que se adivinha. Como se a forma dos breves instantes que antecedem o estar de pé, lhe emprestassem seus próprios sentidos. Então se possível, agora cultivo até aos milésimos de segundos desse breve estar, e sobre eles debruço generosa reflexão. Qual foi a qualidade do descanso do meu sono? Como isso irá potencializar ou condicionar o dia que surge com o nascer do sol, sobre a minha vida, nesse qualquer dia de semana… Por vezes é no chuveiro momentos depois, que meditando entre a espuma destrinço neles a mensagem para o meu dia. É que cada breve instante intermediário, é o intermediador mais importante do onde vimos, para onde vamos. A atenção dispensada centrada nesses precisos momentos, contínuos e em qualquer ocasião, é onde as coisas acontecem de verdade; depois de suas intenções e antes mesmo de suas realizações.
Agora

Sem comentários:

Enviar um comentário