terça-feira, outubro 29, 2024

Mestre Omraam Mikhaël Aïvanhov

Quando chove ou cai granizo, quando o vento e a tempestade são intensos, o que fazeis? Não pensais em sair para lutar contra as forças da Natureza, ocupais-vos da vossa casa: vedais as frinchas, substituís as telhas partidas, aplicais um bom isolamento... Uma vez reforçada e consolidada a casa, ficais tranquilos. Se sabeis muito bem o que deveis fazer quando se trata das forças da Natureza, porque não sabeis como agir em relação às forças do mal? Julgais que podeis lutar contra o mal e vencê-lo, mas vós é que saís vencidos. Em vez de lutardes contra o mal, deveis reforçar-vos para resistir melhor, compreender melhor e agir melhor.

O próprio Arcanjo Miguel não aniquilou o mal. Está escrito no Apocalipse que ele não matou o dragão, apenas o dominou e o aprisionou. Como poderemos nós, que somos muito menos poderosos do que o Arcanjo Miguel, crer que, se lutarmos contra o mal, conseguiremos aniquilá-lo?

Quando um homem morre, a sua alma separa-se do copo físico; mas, enquanto ele está vivo, a sua alma também pode deixar o corpo, em qualquer altura, para viajar no espaço, instruir-se ou visitar amigos que vivem muito longe, noutros locais, para os ajudar, os consolar e lhes fazer revelações. A maioria das pessoas não são capazes de se desdobrar. Mesmo durante a noite, enquanto dormem, a sua alma fica às voltas junto do seu corpo físico, sem aprender o que quer que seja nem fazer qualquer trabalho; então, ainda menos serão capazes de deixar o seu corpo conscientemente durante o dia, para viajar no espaço e depois regressar e retomar a sua actividade quotidiana.

Vós direis que desejais aprender rapidamente o que é preciso fazer para vos desdobrardes. Não tenhais tanta pressa; se não estiverdes suficientemente preparados, ficareis sujeitos a grandes perigos psíquicos (obsessão, possessão, loucura) e até perigos mortais. Se não começardes por purificar-vos, a fim de vos tornardes senhores de vós mesmos, dos vossos pensamentos, dos vossos sentimentos e das vossas inclinações, será muito perigoso sairdes do corpo físico e deixá-lo sem proteção, à mercê de qualquer entidade, pois nessa altura poderão ocorrer fenómenos deploráveis. Por isso é que eu ainda não vos disse muita coisa acerca do desdobramento; isso será para mais tarde, quando estiverdes preparados. Aqueles que têm pressa de folhear livros ocultos sobre este assunto são livres de o fazer, mas previno-os de que correm sérios riscos.

Se uma pessoa se preparar durante anos, cuidando sobretudo da pureza (nos alimentos, nos pensamentos e nos sentimentos), praticando numerosos exercícios para adquirir o autodomínio, para se controlar, um dias a sua alma poderá desligar-se do corpo físico como ela quiser, sem qualquer perigo. É assim que os verdadeiros Iniciados viajam no espaço; lá eles veem e aprendem muitas coisas, de que se lembram quando se reintegram no seu corpo físico e isso também é muito importante. 

quarta-feira, outubro 09, 2024

O mundo Angélico...

"A Cabala* refere que a serpente pode subir até certas séfiras, mas que nunca pode atingir a região mais elevada, formada pelas três séfiras Kéther, Hokmah e Binah. E como nós somos criados à imagem do Universo, também há em nós uma região onde o mal já não encontra condições de existência favoráveis.

Nas regiões sublimes do nosso ser e do Universo reinam uma tal luz, uma tal intensidade de vibrações, que tudo o que não está em harmonia com essa pureza, com essa luz, é desagregado. O mal não tem qualquer direito de existência nas regiões sublimes, é repelido; só pode existir nas regiões inferiores, onde se passeia, faz devastações e torna as pessoas infelizes, porque, nas camadas inferiores da matéria, todas as condições lhe são favoráveis. Por conseguinte, consoante a região em que vos encontrardes, sereis ou não atingidos pelo mal. É o que nos ensina a Iniciação.

*Ver também Do homem a Deus – Séfiras e hierarquias angélicas, Coleção Izvor, n.º 236."

"Todo o ser humano é acompanhado por entidades invisíveis.* Se essas entidades forem benfazejas, preparar-lhe-ão o caminho, por onde quer que ele vá; mas, se forem malfazejas, opor-se-ão a tudo o que ele quiser empreender de útil e construtivo, e empurrá-lo-ão para vias sem saída. Quando um rei se desloca, é precedido por servidores que preparam a sua ida; quando ele chega, encontra tudo pronto, porque é o rei. Mas quem se preocupa com as deslocações de um mendigo?
Passa-se o mesmo na vida interior: quem é rei ou príncipe encontra necessariamente o caminho livre diante de si, e uma quantidade de pessoas para o acolherem. Mas um mendigo, isto é, um ser interiormente pobre em virtudes, não será bem acolhido em parte alguma. O segredo da verdadeira vida está em ter como único propósito ser rei de si mesmo, um rei que domina os seus pensamentos, os seus sentimentos e os seus atos. Aquele que é realmente senhor do seu reino é sempre precedido de seres que lhe preparam as melhores condições.
* Ver também Rumo a uma civilização solar, Coleção Izvor, n.º 201, cap. II, VI, VIII e IX."


quarta-feira, outubro 02, 2024

Arcanjo Miguel

"É o Arcanjo Miguel que deve desempenhar o principal papel na purificação da Terra. Ao longo dos séculos, multidões de seres maléficos derramaram no Universo forças destrutivas, e essas forças, acumulando-se, formaram um monstro a que se chamou “Dragão” ou “Serpente”. Sempre houve seres audaciosos, cheios de abnegação, que tentaram travar uma luta sem tréguas contra o Dragão, mas até agora nenhum conseguiu vencê-lo. Só o Arcanjo Miguel é capaz de dominar esta egrégora. Com o auxílio do seu exército, ele realizará o que, há séculos, tantos e tantos seres humanos rogam ao Criador. A sua intervenção foi profetizada no Apocalipse e nos Livros Sagrados.

Por isso, devemos ligar-nos ao Arcanjo Miguel e pedir a sua proteção e a possibilidade de trabalharmos com ele, para reforçarmos a sua vitória. Os filhos de Deus que estiverem inscritos no número daqueles que participaram no combate do Arcanjo Miguel – o Génio do Sol, uma das mais luminosas forças de Deus – receberão o beijo do Anjo do Fogo, e este beijo não os queimará; pelo contrário, iluminá-los-á."