"A Cabala* refere que a serpente pode subir até certas séfiras, mas que nunca pode atingir a região mais elevada, formada pelas três séfiras Kéther, Hokmah e Binah. E como nós somos criados à imagem do Universo, também há em nós uma região onde o mal já não encontra condições de existência favoráveis.
Nas regiões sublimes do nosso ser e do Universo reinam uma tal luz, uma tal intensidade de vibrações, que tudo o que não está em harmonia com essa pureza, com essa luz, é desagregado. O mal não tem qualquer direito de existência nas regiões sublimes, é repelido; só pode existir nas regiões inferiores, onde se passeia, faz devastações e torna as pessoas infelizes, porque, nas camadas inferiores da matéria, todas as condições lhe são favoráveis. Por conseguinte, consoante a região em que vos encontrardes, sereis ou não atingidos pelo mal. É o que nos ensina a Iniciação.
*Ver também Do homem a Deus – Séfiras e hierarquias angélicas, Coleção Izvor, n.º 236."
"Todo o ser humano é acompanhado por entidades invisíveis.* Se essas entidades forem benfazejas, preparar-lhe-ão o caminho, por onde quer que ele vá; mas, se forem malfazejas, opor-se-ão a tudo o que ele quiser empreender de útil e construtivo, e empurrá-lo-ão para vias sem saída. Quando um rei se desloca, é precedido por servidores que preparam a sua ida; quando ele chega, encontra tudo pronto, porque é o rei. Mas quem se preocupa com as deslocações de um mendigo?
Passa-se o mesmo na vida interior: quem é rei ou príncipe encontra necessariamente o caminho livre diante de si, e uma quantidade de pessoas para o acolherem. Mas um mendigo, isto é, um ser interiormente pobre em virtudes, não será bem acolhido em parte alguma. O segredo da verdadeira vida está em ter como único propósito ser rei de si mesmo, um rei que domina os seus pensamentos, os seus sentimentos e os seus atos. Aquele que é realmente senhor do seu reino é sempre precedido de seres que lhe preparam as melhores condições.
* Ver também Rumo a uma civilização solar, Coleção Izvor, n.º 201, cap. II, VI, VIII e IX."
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